Rafa Soaz
Rafa Soaz > Blog > Carreira Cartunista > Cartunista, os músicos têm isso a te ensinar.

Cartunista, os músicos têm isso a te ensinar.

Como o formato de carreira dos músicos pode ser aplicado aos quadrinhos?

O mais importante: sua Obra

Você posta tirinhas na internet ou você é um Quadrinista com uma Obra?

É hora de fica atento a isso, porque existem diferenças.

A primeira coisa a se notar é que as diferentes artes têm diferentes formatos obras. Essas obras são recebidas pelo público de maneiras diferentes.

O que você não percebe é que pode aprender com o estilo de construção de obra que os outros artistas fazem.

Hoje, eu vou dar o exemplo da música, e para isso vou te mostrar os formatos de obras postadas pelos músicos.

1. Single / Música avulsa

É aquela música que foi lançada em separado, e não juntamente com um cd.

Hoje em dia, esse formato é muito utilizado quando a música é um destaque, e pode ser facilmente explorada no mercado musical.

Os cantores capricham, colocam uma capa sensacional para o vídeo, fazem artes e anúncios para divulgar, etc.

Como podemos aprender com isso?

Podemos criar páginas de quadrinhos, ou mesmo tirinhas, com um destaque maior. Dar a elas uma atenção maior, criando expectativa ao longo de alguns dias e fazendo uma divulgação forte após o lançamento.

Mas para isso, o trabalho precisa ser bom. Nada de trocadilhos infames e desenhos que doem os olhos. Dê o seu melhor, dentro do seu estilo, da sua verdade e da sua mensagem.

Aqui, uma ótima dica é fazer parcerias com outros cartunistas.

2. EP / Mixtape

Já viu aqueles “CDs” de músicos que têm somente umas seis ou sete músicas? Esses são os chamados EPs.

Eles funcionam muito bem, mas são feitos para aqueles seguidores e fãs que têm um relacionamento maior com o artista, e estão dispostos a gastar mais do que alguns segundos (tempo de ler uma tira) para acompanhar aquele conteúdo de cerca de trinta minutos.

Como podemos aprender com isso?

Esse é um jeito perfeito de pensar sobre nossas histórias one-shot mais curtas, sobre aquele zine ou mesmo sobre o quadrinho que você fez para o desafio do 24h de Quadrinho.

3. Disco / CD

Esse é o mais clássico. Os discos são, na maioria das vezes, os trabalhos nos quais os músicos mais gastam tempo. Eles criam uma história ou sequência lógica para as músicas, com as melhores músicas…

É também nos CDs que os artistas mais gastam grana. Eles se preocupam com a produção, com as artes gráficas, com os convidados e com a distribuição dessa obra.

E por que tanto cuidado?

Porque eles sabem que esse é o principal componente da sua Obra (discografia). É daí que eles vão conseguir fechar os maiores contratos, conseguir shows, fazer sua história.

Como podemos aprender com isso?

Quadrinhos maiores, Graphic Novels e coletâneas fazem parte do centro do nosso trabalho como Quadrinistas.

Isso porque é neles que a gente tem mais facilidade para planejar, construir e ordenar como um todo coerente.

Tirinhas, por exemplo, postadas ao longo de anos, podem não ter relação entre si, mas quando você ordena-as para uma coletânea, você dá ao leitor um outro ponto de vista.

É assim que você transmite sua mensagem.

E então, gostou das dicas? Deixa seu comentário abaixo ou fala comigo no instagram @rafasoaz

Rafa Soaz

Começou a publicar quadrinhos em jornal impresso, aos 15 anos. Desde então, participou de projetos com grandes nomes do quadrinhos nacional, palestrou em Universidade Pública sobre Direitos Autorais e fundou o movimento Carreira Cartunista. É estudante de Direito e apaixonado pelo empreendedorismo nos Quadrinhos.

Comentar

RAFA SOAZ

Começou a publicar quadrinhos em jornal impresso, aos 15 anos. Desde então, participou de projetos com grandes nomes do quadrinhos nacional, palestrou em Universidade Pública sobre Direitos Autorais e fundou o movimento Carreira Cartunista. É estudante de Direito e apaixonado pelo empreendedorismo nos Quadrinhos.

Instagram